Israel teria implantado explosivos em pagers do Hezbollah, afirma jornal
Segundo o 'The New York Times', equipamentos receberam carga explosiva de menos de 50 gramas e interruptor que possibilitava detonação remota. Hezbollah trocou smartphones por pagers para evitar rastreio de Israel.
As explosões coordenadas de pagers usados pelo grupo Hezbollah foram provocadas por explosivos implantados previamente por Israel nos equipamentos, segundo o jornal "The New York Times". As informações foram confirmadas por um oficial dos Estados Unidos e autoridades que receberam detalhes da operação.
O jornal informou que a carga explosiva foi implantada próxima à bateria de cada pager. O material pesava menos de 50 gramas. Um interruptor também foi embutido, o que permitiu com que o explosivo fosse detonado remotamente.
A reportagem afirma ainda que os dispositivos foram programados para emitir um sinal sonoro antes de explodir. Isso poderia atrair os donos dos pagers e fazer com que eles manuseassem o equipamento.
De acordo com a Al Jazeera, fontes da segurança libanesa informaram que os pagers que explodiram foram importados pelo Hezbollah há 5 meses.
A empresa responsável pelos pagers não se pronunciou.
Комментарии